02/07/2020

6 dicas para ter uma vida saudável e garantir a longevidade

Por Uma Vida Livre
Compartilhe isso:
Tempo de leitura: 2 Minutos

Com simples mudanças no dia a dia, é possível viver muito anos com saúde e bem-estar

1. Exercite o cérebro

Ter uma mente saudável está intimamente ligado à longevidade. Isso porque de nada adianta viver sem estar lúcido e capaz de realizar as tarefas mais simples. Assim, exercitar o cérebro e a memória é mandatório. Uma das melhores formas de manter esses dois sempre ativos é praticar a meditação. Ela promove um grande relaxamento e é um exercício mental altamente eficiente, sem contar os benefícios para todo o corpo. Jogar caça-palavras e palavras-cruzadas também são tarefas bastante úteis.

2. Faça café da manhã saudável

Seguir uma dieta equilibrada é chave para conquistar uma vida saudável. E, entre as refeições do dia, o café da manhã tem peso maior. Portanto, se tem um momento que você precisa dar ainda mais atenção à alimentação, é este. Ter cafés da manhã ricos em vitaminas e nutrientes é tiro e queda contra a obesidade e a diabetes. Comer bem nesse período impulsiona o metabolismo, melhora a digestão e fornece energia para enfrentar todas as tarefas do dia da melhor maneira possível.

3. Beba água

Assim como se alimentar de forma equilibrada é importante, beber água também é. A bebida desempenha papel importante na regulação da temperatura corporal, desintoxicação do organismo, manutenção da beleza da pele e dos cabelos e ainda atua em diversas reações dos nossos sistemas. O ideal é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar de pessoa para pessoa. Busque beber o tanto que deixe sua urina sempre clara. Tenha sempre uma garrafinha com você e crie pequenos lembretes durante o dia para dar alguns goles.

4. Garanta boas noites de sono

Noites maldormidas são inimigas da longevidade, pois têm impacto negativo em diversas funções metabólicas e endócrinas. Um fato curioso é o de que passar a madrugada se revirando na cama sem dormir tem resultados semelhantes aos de uma embriaguez leve. O ideal é tentar dormir mais cedo e buscar um sono de qualidade. Para isso, desligue os aparelhos eletrônicos luminosos pelo menos 1 hora antes de se deitar, deixe o quarto escuro, escolha um colchão de qualidade e preze pela tranquilidade do ambiente. 

5. Exercite-se

Você já deve estar cansado de saber que os exercícios físicos são ótimos aliados de uma vida saudável. E são mesmo, afinal, são responsáveis por minimizar os efeitos da idade e nos deixar mais dispostos e menos estressados. O que é preciso ressaltar aqui é que você deve praticar uma atividade que traga prazer. Não adianta se matar na academia se você não se sente feliz. Busque modalidades de acordo com sua personalidade, sejam elas yoga, dança ou pilates. Os ganhos serão muito maiores!

6. Não seja duro consigo mesmo

Ter foco e estabelecer metas para uma melhor qualidade de vida é importantíssimo, mas o radicalismo pode gerar uma tremenda frustração e levar tudo por água abaixo. Portanto, crie objetivos alcançáveis e leve as coisas mais tranquilamente. Esperamos que este post seja útil e motive você a deixar o sedentarismo no passado. Adote novos hábitos e almeje sempre estar de bem consigo mesmo.